21 a 23 de Fevereiro :: Entrudanças 2009 :: Castro Verde

Conversas de café, troca de impressões, fotos on-line, boleias e afins.

Ui Ui Entrudanças...

Castro Verde ai vou eu
5
45%
Posso, mas só alguns dias
2
18%
Vou bailar apenas 1 dia
2
18%
Estou tristinho pk n posso ir a Entradas
2
18%
Eu vou ficar em Alcochete a curtir no Freeport
0
Sem votos

Total de votos : 11

Re: 21 a 23 de Fevereiro :: Entrudanças 2009 :: Castro Verde

Mensagempor Ruben em 26 Fev 2009, 17:47

Ainda estou em recuperação... a re-adaptar-me a este mundo menos colorido fora do entrudanças... e tenho saudades vossas e das danças! Quero mais daquele ambiente familiar tão bom, daquele choro dos acordeons, das danças com gente que nunca vi e das danças com os amigos de sempre! :D

Gostei de ver que já têm pulseiras mais giras! Gostei de Chapelloise ao som de Marilin Mason!! Para quando uma valsa ao som de Trance??? :) é bem mais alegre que marilin mason, mas muito mais!!! :D

Quanto aos Avel Yud... é muito giro e tal... e a diversidade é de louvar e celebrar... mas a malta queria mesmo danças tradicionais! (eu incluido)!
Como se viu: um acordeão, uma alcativa azul e uma tenda às escuras foi suficiente para esvaziar o concerto dos Avel Yud. Lamento pelos artistas que viram o seu público sair antes do fim...

Muito obrigado a todos pelos dias maravilhosos que tive, pela companhia, pelas danças, pelos workshops, pelas actividades na aldeia, pelos petiscos, pelas conversas, pelas aprendizagens, pela amizade! :D
PLUR : )
Ruben
Chapelloise

Registado: 29 Maio 2008, 20:51

Mensagempor Biqueiras d'aço em 26 Fev 2009, 18:21

Por acaso acho que o público devia ser educado a respeitar os músicos. Os Avel Yud não eram maus, o concerto seria, talvez, inadequado. Eu achei triste ver a sala quase vazia antes do concerto terminar. É bom variar, alargar os horizontes, e os Avel Yud proporcionaram isso, mesmo que de forma tão violenta. Admito que fiquei até ao fim do concerto por respeito aos músicos e não por estar a apreciar a música, mas, ainda assim, aquilo era música tradicional e é bom para fugir às intermináveis mazurkas que, tocadas tão avidamente, já enjoam (a mim, pelo menos). Dancei reels, andros, kost a choats e afins, e ainda bem que os Avel Yud foram ao Entrudanças. Admito que não voltaria a vê-los por opção, mas não tocam mal e é muito diferente daquilo a que a maioria dos frequentadores deste fórum está habituada. Se tivessem esperado mais uns quinze minutos o concerto teria terminado naturalmente a toda a gente teria saído bem-disposta (neste caso, os músicos). Lamento mas já não aguento a quantidade absurda de mazurkas que cada jam session comporta. Em cada cinco músicas três são mazurkas. Não estou a dizer mal dos músicos que as tocam nem das músicas em si, mas é bom quebrar barreiras e sentir adrenalina.
Vítor Cordeiro
Biqueiras d'aço
Scottish

Registado: 25 Mar 2008, 14:19

Mensagempor Jaime em 26 Fev 2009, 18:58

Viva Pessoal,

Seguem as minhas contribuições ;)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E prontos :)
Pro ano há mais!
Jaime
Pé de Chumbo

Registado: 06 Jan 2009, 07:42

Mensagempor rodobalho em 26 Fev 2009, 19:53

Obrigado Jaime pelas imagens-grão que com outros vão enchendo o papo-fotográfico do peixe.
Bem vindo :)

Para não ser injusto, obrigado a todos os que contigo vão construindo o Rodobalho (e o dançastradicionais) na vertente imagens.
"Filho de peixe sabe bailar"
"Tradição é a passagem do fogo, não a veneração das cinzas"
http://www.rodobalho.com
rodobalho
Chapelloise

Registado: 13 Abr 2008, 16:02

Mensagempor joaobelard em 26 Fev 2009, 21:27

Concordo em parte com o que o Vitor diz, ainda que em parte a maioria pode ver os Avel Yud como um "erro de casting". Eu por acaso até vi o concerto quase até ao fim, mas não gostei da música deles, mas sim, eles não eram maus. Mas em parte pareciam ter caido de paraquedas ali. Ainda para mais, ainda não tinha havido um baile mais mainstream (com as ditas inevitáveis mazurkas). Bastou haver a dita tenda vazia que a migração foi natural. Acho que várias coisas jogaram contra a banda (algumas até não são culpa deles), mas por exemplo os Traballo conseguiram ir ganhando o público (sim, tb tocaram duas noites, e sentiu-se a diferença)

A questão do respeito pelos músicos, faz lembrar o "episódio b-fachada" no festiball. concordo bastante com o vitor na ideia de ir variando, de ir ouvindo coisas novas e diferentes (mesmo não tendo ido a bola com os Avel Yud)

Pronto, já mandei umas axas para a fogueira :) Era giro saber mais opiniões da malta, do cartaz e das noites do Entrudanças
joaobelard
Valsa de 3 Tempos

Registado: 16 Abr 2008, 16:34

Mensagempor CarlosSantos em 27 Fev 2009, 11:07

Percebo a posição do Victor. Num nível de consciência elevado, a malta manter-se-ia a ver o espectáculo até ao fim e não iria embora. Também dei um pulinho à sala ao lado, para perceber o que estava a acontecer, mas voltei para o baile/concerto em respeito pelos músicos. Não é fácil atingir esse nível de consciência.

Apontaria a falha "Avel Yud" não ao grupo, que até tem uma boa sonoridade (muito diferente da habitual), mas a quem o escolheu para fazer parte do programa Entrudanças 2009. Num contexto mais diverso, como o Andanças, onde a oferta musical é grande, talvez tivessem o seu espaço. No Entrudanças, a expectativa recaia naturalmente sobre os dois grupos estrangeiros e em particular sobre o grupo bretão (somos maioritariamente influenciados por França). Nesse sentido, a expectativa das pessoas foi gorada. Não vale a pena negar. A sonoridade que todos estávamos à espera seria certamente bem mais tradicional.
CarlosSantos
Site Admin

Registado: 16 Fev 2008, 16:27

Mensagempor Jopir em 27 Fev 2009, 16:32

Após ler as vossas prosas, surgiram-me algumas questões que partilho!

Não vi quase nada do concerto! (estive a ajudar a desempanar um carro!...sem sucesso!)

Uma das vertentes da linha de programação do Entrudanças é precisamente tentar que existam danças/música diferentes das mais “comuns”.
Já houve casos de sucesso, p. exp. os Fomp com as Polskas, ou agora com os Trabalo , e casos de insucesso!
Relativamente a este grupo tenho uma posição um bocado ambivalente.
Estamos a medir o sucesso ou insucesso apenas pela reacção/adesão das pessoas, se nos restringirmos a isso, compreendesse o porquê de por exemplo festivais grandes não programarem grupos os quais todos aqui gostamos, que têm reconhecido valor artístico mas que são de facto para uma minoria.
Pensem no seguinte, p. exmpl Os Toques do Caramulo, passaram 2 ou 3 anos a tocar no Andanças para meia dúzia de gatos pingados, a sua persitência e a de quem os continuo a programar, é um caso de sucesso ou insucesso? E os Bailia (e todos os outros), quando faziam bailes para 1 dúzia de pessoas, com pessoas a sair das salas, foram casos de insucesso?

Nesta perspectiva “filosófica da coisa” isto que disse, até justificaria só por si a aposta neste grupo, mas também sei que não teve nada a ver com isso, foram razões mais "terra a terra" que estiveram na origem da vinda deste grupo, e conhecendo-as compreendo perfeitamentamente a aposta.

Dito isto, e após o festival, acho que foi mesmo um erro de programação, mas também é com erros que se aprende e evolui!

Já agora, concordo com quem disse que no contexto do Andanaças seria mais apropriado para um grupo com estas características.
Aqui já é mesmo a “filosofia da batata” de que falei em cima que me leva a apoiar a 100% apostas Novas/Arrojadas/Diferentes/ what ever!

Quanto ao respeito (ou falta dele!) pelos grupos, aqui discordo das opiniões expressas.
Se não gosto não me parece que esteja a faltar ao respeito a ninguém ao sair da sala, é uma das situações possíveis e acontecer a quem faz trabalha para/com público.

É claro que é uma situação incómoda, mas voltando a sublinhar o que disse em cima, lembro-me p. exp. de um concerto dos UxuKalhus (este foi mesmo o record!) com 4 pessoas, por sinal até foi dos melhores concertos em termos musicais que eles tinham dado até á altura.
beijinhos
Jopir
Pé de Chumbo

Registado: 06 Jun 2008, 09:05

Mensagempor CarlosSantos em 27 Fev 2009, 18:55

Passeio para observação de aves, organizado pela LPN. Foi cedinho mas valeu o esforço. O contacto com a natureza é tão bom, principalmente para quem vive todos os dias cercado por jardins de pedra.
Imagem

Imagem

Ricas vidas... a apanhar solinho... oh pra nós queimadinhos
Imagem

Oficina dos Toques de Caramulo
Imagem

Imagem

Perigo: elemento saudavelmente lunático
Imagem
CarlosSantos
Site Admin

Registado: 16 Fev 2008, 16:27

Mensagempor hemus em 28 Fev 2009, 21:52

Olá a todos, toco na orquestra de percussão txtapum, que foi tocar dia 23 ao entrudanças, queria pedir um favor, alguém aqui do forum tem alguma foto da nossa prestação, sei que houve pessoas a tirar foto e a filmar. se alguem tivesse e me pudesse disponibilizar eu ficava muito agradecido.

obrigado a todos e muitas danças. Adorei o entrudanças este ano.
hemus
Pé de Chumbo

Registado: 28 Fev 2009, 21:45

Mensagempor TuiGalvao em 01 Mar 2009, 20:52

Alguns Videos:

Jam espontânea dia 23 (tarde)
http://www.youtube.com/watch?v=N5G9fSNT62g

Oficina de Danças de Carnaval do Mundo Monica Sáva
http://www.youtube.com/watch?v=DfIOTqJ2cFE

.
TuiGalvao